O que é a DIABETES?

A diabetes é uma doença crônica que incapacita o organismo de utilizar os alimentos adequadamente. Ao ingerir os alimentos, os mesmos se decompoem tranformando-se em um tipo de açucar chamado glicose, que é o combustível que as células utilizam para providenciar a energia necessária ao organismo.

Esse processo de transformar os alimentos em energia é conhecido como metabolismo. Para metabolizar a glicose adequadamente, o organismo necessita de uma substância chamada insulina. A insulina é um hormônio produzida no pâncreas (uma glandula localizada na parte baixa do estomago), e cuja função é regular o uso da glicose no organismo e portanto, é essencial para o processo metabólico.

A insulina trabalha permitindo a glicose alojar-se nas células para que estas a possam utilizar com combustível, que por sua vez, mantem os níveis da glicose do sangue dentro do normal (70 à 110 mg./dl).

As pessoas com Diabetes não produzem insulina suficiente para metabolizar a glicose, quer dizer, a insulina que produzem nao trabalha eficientemente, portanto, a glicose nao se pode alojar nas células para ser transformada em energia (metabolismo) e se acumula no sangue em níveis elevados. A Diabetes é uma doença séria, mas as pessoas diabéticas podem viver uma vida longa, saudável e feliz se a controlarem bem.

Mesmo que não exista cura para a Diabetes, ela pode ser controlada. O objetivo principal no tratamento da Diabetes é manter os níveis de açucar no sangue o mais perto do normal possível (70 à 110mg./dl) durante a maior parte do tempo.

Existem tres tipos de Diabetes (Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 , e Diabetes gestacional) e o tratamento depende do tipo de Diabetes.

As pessoas com Diabetes (tipo 1 e tipo 2 ) podem trabalhar e estudar e fazer-los bem. A Disciplina necessária para manter um bom controle da Diabetes, geralmente faz com que os diabéticos sejam melhores profissionais e estudantes. As pessoas com Diabetes, precisam comer em uma hora determinada, mas por outro lado podem praticar várias atividades físicas

 Complicacões da Diabetes: As complicações da Diabetes são sérias: problemas nos rins, amputações das extremidades baixas e cegueira.

Quais são os sintomas da Diabetes?Vontade excessiva de urinar, sede, visão embassada e pele muito seca.

 A Diabetes tem cura? Quais são os tratamentos disponíveis?A Diabetes não tem cura, mas é controlável. É necessário que tanto o paciente como a sua família recebam atenção de uma equipe médica para que aprendam a trata-la.

 Alem do que, existem equipes encarregadas de medir a quantidade de açucar que há no corpor em um determinado momento. Dessa forma, o diabético sabe se o tratamento que está seguindo é o mais indicado ou não para o seu caso.

O que as pessoas podem fazer para prevenir a Diabetes?Por exemplo, o paciente pre-diabético, quer dizer, que ainda não tem a doença, mas que tem na glicemia o nível de açucar entre 110 e 125, melhor começar a tomar mais cuidado. Dessa maneira, se recomenda que os pre-diabéticos façam exercício físico 5 vezes por semana, caminhar no mínimo 30 minutos diariamente, e baixar entre 5 à 7 por cento de peso.

 Tony Bullon é médico cirugião formado pela Universidade de Montemorelos. Trabalha no Centro Médico Maranatha. É fundador da organização “Faça Por Amor” que providencia ajuda as zonas pobres do Mexico.

Tags: , , , ,


%d blogueiros gostam disto: