Cansado de estar cansado?

A vida hoje em dia é movimentada e cansativa. São tantas coisas importantes pra fazer: trabalho, estudos, limpar a casa, comer, família, amigos, contas à pagar,  exercitar. A lista só cresce e cresce. E na correria de fazer tudo isso,  às vezes nos esquecemos de algo muito importante na nossa vida: o dormir. Para alguns, dormir é apenas uma hora onde o cérebro se desliga e o corpo “apaga”, mas o dormir é essencial para se ter uma vida saudável e de qualidade.

Nossos corpos tem um relógio por dentro, que têm um ciclo de 24 horas gerado pela claridade e escuridão. Nossos corpos foram feitos para seguir o padrão da luz. Quando o sol se põe a cada noite, seria o tempo certo para ir dormir. Dormir fortalece o sistema imunológico do corpo, ajudando e protegendo-nos de doenças. Ajuda também na recuperação de contusões e infecções, incluindo o stress e os traumas emocionais. O resto de produtos é removido do corpo, as enzimas são reabastecidas, e a energia reposta. Tudo isso acontece durante as horas de descanso. Estudos mostram que pessoas que se privam de dormir, são mais certas a ter depressão, obesidade e até mesmo câncer.

Todos já ouvimos que uma pessoa precisa de oito horas de sono. Na verdade, o que cada um precisa varia de um para o outro. Os bebes recém nascidos dormem de 16 à 20 horas, enquanto as crianças precisam de 10 à 12 horas de sono. Nos adultos é mais variado, mas a maioria precisa entre 7 e 8 horas de sono. Alguns dormem de 4 à 5 horas por dia, tirando um cochilo durante o dia, mas o dormir têm fases distintas em um ciclo que ocorre por toda a noite. E quando é interrompida ou diminuída, esse processo do ciclo que o corpo tanto precisa não se completa.

A insônia é uma disfunção do sono caracterizada pela dificuldade de cair no sono ou de ficar dormido, e isso se tem tornado mais e mais comum. O cansaço crônico também é comum. A falta de descanso causa cansaço, e leva ao aumento no temperamento, irritação, menos paciência, e a não pensar claramente. Quando não se dorme suficiente, o esforço para as atividades diárias será uma batalha constante, tornando-se uma carga. Conseqüentemente as pessoas estão usando milhares de sedativos e tranqüilizantes para poder dormir a noite, desesperados por descanso. E no dia seguinte, tomam café e refrigerante, os dois cheios de cafeína (um estimulante do sistema nervoso) cada manhã para ficarem acordados durante o dia. A cafeína e os sedativos resolvem o problema apenas temporariamente, mas no longo termo só trazem efeitos negativos ao corpo.  Ao invés de fazer algo que prejudicará o seu corpo, tente cortar algumas coisas que tomam seu tempo e são desnecessárias como assistir TV por muito tempo ou ficar por muito tempo na internet.

Um grande indicador que a nossa sociedade se está privando mais e mais de dormir, é o fato de que o número de motoristas que dormem ao volante e batem o carro, aumenta mais e mais a cada ano.

Então como saber se você está dormindo suficiente? Se você se deita para dormir e consegue dormir em menos de 5 minutos, significa que você não está dormindo suficiente. O ideal seria conseguir dormir entre 10 e 15 minutos, o que significa que você está cansado o suficiente para dormir, mas não está tão casado, que se sente com sono durante o dia inteiro.

Algumas pequenas mudanças podem te ajudar muito no seu hábito de dormir. Você as encontra abaixo. Experimente e você verá que terá uma melhor noite de repouso.

– Exercitar diariamente por 30-60 minutos.
– Organizar seu dia com uma agenda mais regular.
– Comer pelo  menos de 3-4 horas antes de ir dormir.
– Desenvolver uma rotina relaxante na hora de ir dormir, ex: leitura quieta, música calma
– Assegure-se que o quarto está escuro.
– Limpe sua mente – escreva as coisas que precisam ser feitas no dia seguinte, e não fique pensando nelas.
– Mantenha o volume baixo – tv, rádio, etc
– Boa ventilação no quarto.

por Shannon Bullón

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Uma resposta to “Cansado de estar cansado?”

  1. Ada Says:

    Eu pensava que dormir com a TV ligada fosse prejudicial ao sono. Será que deixando baixinho não atrapalha tbm por causa da luz? Muito bom o texto, gostei muito…

Comentários encerrados.


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