Enem e o Sábado!

Os candidatos que se inscreverem no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) e forem participantes de religiões para as quais o sábado deve ser guardado vão poder fazer a prova do dia 3 de outubro após o final do dia. O esquema especial foi divulgado nesta quinta (9) no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

  • 43 federais decidiram adotar o Enem 2009

    Segundo o Inep, que é responsável pela prova, “os inscritos deverão comparecer aos locais de prova junto com os demais, mas poderão aguardar em local próprio e só começar a responder aos cadernos de questões após o final do dia”. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55.

    O órgão informa ainda que para “melhor atendimento e operacionalização do processo”, os sabatistas devem informar sobre sua condição no sistema de inscrições do Enem 2009. “Ao preencher a ficha eletrônica, basta que o participante declare que necessita de atendimento especial”, diz o comunicado.

    Caso o candidato já tenha feito a inscrição, mas não tenha informado sua condição, ele ainda pode fazê-lo no sistema de acompanhamento até o dia 17 de julho, data final das inscrições.

    Enem 2009

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.

    No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

    No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.

    Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

    As universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

  • Fonte: UOL – 9/7/2009 – 16h48

    Tags: , , , ,


    %d blogueiros gostam disto: