Vida Moderada e Perspectiva Divina 4/5

OraçãoEste princípio de ter que dar tempo para uma avaliação da situação tem sido aceito até pelo moderno homem de negócios. Quando Greenwalt era  presidente da firma DuPont, disse uma vez: “Um minuto investido no planejamento economiza três ou quatro minutos na execução”. Muitos homens de negócio têm revolucionado suas empresas e têm multiplicado seus lucros dedicando a tarde de sexta-feira a planejar cuidadosamente as atividades da semana seguinte. Se um executivo está tão ocupado que não pode deter-se para fazer planos, é muito provável que se veja substituído por outro homem que planeja suas atividades. Se um cristão está tão ocupado que não pode deter-se para fazer um inventário espiritual e receber de Deus suas tarefas, converteu-se em um escravo da tirania do urgente. Pode ser que trabalhe dia e noite, mas não terminará a obra que Deus tem para ele.

Um momento de retiro, meditação e oração ao começo de cada dia aprofunda nossa relação com Deus. Ao pensar nas horas que temos por diante, esse momento traz uma entrega renovada à divina vontade. Em momentos como este, eu costumo fazer uma lista de tarefas e compromissos que tenho, em ordem de prioridade. Um general competente sempre traça seu plano de batalha antes de enfrentar o inimigo mesmo; não posterga as decisões até o instante em que se abre o fogo. Porém, também está pronto a mudar seus planos se uma emergência o requerer. Assim também eu me ponho em atitude de abertura ante a qualquer emergência, interrupção ou visita inesperada que surja. De outro modo, trato de melhorar os planos que fiz, antes de começar a batalha diária contra o relógio.

Também cheguei à conclusão que é necessário resistir à tentação de aceitar um compromisso quando me convidam. Geralmente, respondo ao longo de dois ou três dias, a fim de refletir e avaliar a importância e urgência real do que se me propõe. Se posso resistir à urgência do momento inicial, e o convite me parece importante ainda dois dias depois, quando já tenho considerado o custo, então me parece factível crer que se trata da vontade de Deus para mim.

Charles Hummel
Tags: , , , ,


