Liberdade 1/4

1051706

Segundo dados do Sentencing Project, instituto de pesquisas carcerárias internacional, existem hoje no mundo, aproximadamente 10 milhões de pessoas presas. Mais de 2 milhões nos Estados Unidos, mais de 1,5 milhão na China. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de população carcerária mundial. São quase 500 mil pessoas presas em presídios, delegacias e outras instituições assemelhadas.

Bem, não parece tanta gente assim, se compararmos com a população mundial… Talvez este seja o problema da insegurança. Ainda existe muita gente má solta por aí. Vamos então, construir mais um monte de presídios, equipar a polícia, aumentar a eficiência do poder judiciário… Daí colocamos todos os bandidos nas cadeias e poderemos viver em paz! Resolve?

Ninguém consegue imaginar isso dando certo. O mal se multiplica de modo tão assustador que parece zombar de todos os esforços da humanidade em contê-lo. Façam o que quiserem, os homens jamais conseguirão deter o mal. O mal se alimenta de nossa natureza, ele habita dentro de cada coração humano. Ali ele fica, apenas esperando uma oportunidade de se transformar em algum tipo de atitude.

As pessoas constroem muros, colocam grades, instalam alarmes, mas o mal cresce ainda mais, pois não existe um modo eficiente de eliminar a essência do mal dentro de nós mesmos. Tentamos, em vão, nos proteger do mal dos outros e, os outros, se defendem de outros. E assim, as pessoas vão se sentindo cada vez mais isoladas e assustadas. Temos medo dos nossos semelhantes.

A primeira coisa que os pais ensinam aos seus filhos, hoje em dia, é: não confie nos outros, não converse com pessoas desconhecidas, não dê atenção a ninguém na rua. Parece que vivemos num estado de insegurança, nos sentimos ameaçados pela maldade generalizada que anda livremente nas ruas.

A maldade está livre e as pessoas cativas do mal. Não existe mais um sentimento de liberdade e segurança, em lugar nenhum do mundo.

Esse é um dos resultados do pecado. Restrição, aprisionamento, insegurança.

Quem pode se sentir livre vivendo assim?

O mal nos tornou cativos. Estamos presos, todos os homens, restringidos em nossa liberdade pelo pecado.

Pense nisso. Amanhã a gente continua…

Tags: , , , ,


%d blogueiros gostam disto: